segunda-feira, 9 de julho de 2012

A casa de Enzo

      Cecília passou dias e dias entretida em fazer as coisas para o gatinho. Com as caixas da mudança fez uma casa e a pintou de azul, sua cor preferida. Estava tentando fazer com que o gatinho gostasse de azul também, assim teriam gostos em comum. Pensou por três dias inteiros sobre o seu nome.
       Ficou em dúvida entre Gabriel, Hugo e Enzo. Gabriel era o seu melhor amigo da escola, ela queria fazer uma homenagem. Mas um dos adultos disse que Gabriel não é nome de bichinho, então ela partiu para Hugo. "Hugo é nome de duende" alguém disse, e ela não gostava muito de duendes porque pensava que eles aprontavam coisas pela casa, e ela não queria que as pessoas culpassem o gatinho pelos acidentes da casa. Quando sugeriu Enzo ninguém comemorou, mas também não disse que era um mal nome. Enzo era um nome que ela gostava, mas não se lembrava por quê. Então ficou Enzo. Ela pintou na parte de cima da casa dele o seu nome em tinta preta.


       Cecília decidiu fazer retratos para colocar dentro da casa de Enzo. Assim ele não se esqueceria de ninguém da casa, caso a memória dele não fosse tão boa quanto a de um elefante.
       Desenhou primeiro ela mesma, com uma tiara azul (gostava muito de tiaras), e um vestido vermelho. Escreveu seu nome em baixo, assim Enzo associaria o nome ao retrato.
       Desenhou Margarida, com seus cabelos cacheados até o ombro e seus olhos cor de mel. Não encontrava um lápis cor de mel, então usou o bege. A cor preferida de Margarida era amarelo, então sua roupa levou a mesma cor. Margarida ainda não era adulta, mas estava mais próxima de ficar do que Cecília.
      Desenhou Dália, com seu cabelos negros e rosto redondo.Sua roupa levou a cor preta, pois ela dizia que preto era elegante. Era um dos adultos, e sempre estava sorrindo ou gritando.
      Desenhou, por fim José, que ela tentou desenhar com uma camisa xadrez, em vermelho e azul. Ele estava sempre sério, então Cecília o desenhou sério também. Ele era o mais velho dos adultos.


      Colou todos os retratos na casa de Enzo. Também pendurou uma bolinha, pois tinha notado que Enzo gostava de brincar com coisas que ficavam penduradas. Deixou para fazer suas roupas quando chegasse o inverno. Os pelos dariam conta de protegê-lo.
       Finalmente as férias chegavam ao fim, e Cecília voltaria para a escola. Uma escola nova. Apesar de não gostar de férias, também não gostava de ir pra escola. Mas estava se esforçando para gostar.

Nenhum comentário: